Você sabe a diferença entre MDF e MDP? Com características e vantagens/desvantagens distintas, cada material é mais indicado para uma utilização específica.
O que é MDF?
MDF é a sigla para Medium-Density Fiberboard (traduzido, placa de fibra de média densidade), e é um material derivado da madeira. O MDF é uniforme, plano e denso e não possui nós.
Empregado principalmente em móveis, é um ótimo substituto para a madeira, em exceção para quando é necessária maior rigidez, ou seja, quando o móvel deve ser capaz de suportar muito peso.
O que é MDP?
O MDP, sigla para Medium Density Partícula, ou partícula de média densidade, e é o material derivado da madeira anteriormente conhecido como aglomerado de partículas, aglomerado de madeira ou simplesmente aglomerado.
É conhecido por sua consistência estrutural e excelente padrão de acabamento. A extensiva utilização do MDP na indústria moveleira se deve ao seu baixo custo produtivo e suas ótimas características de tração e hidrofílicas.
Principais diferenças
O MDF se diferencia do MDP em seu processo de fabricação pois usa as fibras da madeira, enquanto o MDP usa partículas.
O MDF é mais maleável, o que permite a criatividade no design dos móveis, que podem ter formas mais sinuosas e contornos arredondados. Já o MDP é mais indicado para peças retas e que precisam sustentar itens pesados, já que suporta mais peso do que o MDF.
O MDF é mais resistente à abrasão, enquanto o MDP é mais resistente ao uso de parafusos, podendo ser desmontado e montado sem estragar a peça. O MDF permite uma pintura mais homogênea, sem irregularidades, enquanto o MDP absorve muito a tinta, o que pode comprometer o acabamento.
Mas o mais importante é que ambos os materiais possuem alto padrão de qualidade, resistência, estabilidade e durabilidade, e por isso são os mais utilizados para a fabricação de móveis sob medida.
Comentários recentes