Com a rápida proliferação do novo coronavírus pelo Brasil e pelo mundo, muita gente está optando por sair de casa somente quando necessário, como para trabalho, estudo, ou compra de produtos de necessidade diária. Muitos estão sendo instruídos a permanecer em casa pelo próprio empregador ou instituição de ensino. Mas mesmo em casa, existem vários cuidados que devem ser tomados para prevenir a contaminação pelo vírus.
Confira a seguir algumas dicas importantes da Milioli para você tornar a sua casa um lugar seguro ou prevenir a contaminação do restante dos moradores caso um deles esteja apresentando sintomas.
Cuidados básicos para se prevenir
Com ou sem suspeitas de contaminação pelo coronavírus na sua família, é importante tomar algumas precauções essenciais. São elas:
- Não compartilhar copos, talheres, pratos, ou outros utensílios.
- Não compartilhar toalhas de rosto ou de corpo.
- Preferir sabonete líquido ou sabonete individual para lavar as mãos ou tomar banho, bem como evitar o compartilhamento de qualquer produto ou item de higiene pessoal.
- A pessoa que estiver apresentando qualquer sintoma semelhante ao de gripe ou resfriado deve permanecer no quarto com a porta fechada e só ir até um posto de saúde ou hospital se persistirem sintomas como febre e falta de ar. Lembre-se que nestes locais você estará mais sujeito a se contaminar ou contaminar os outros.
- Mantenha as janelas abertas para circulação do ar.
- Procurar sempre desinfetar as superfícies do banheiro, como pia, descarga e assento do vaso sanitário após o uso.
Limpeza da casa
Se algum morador apresentar sintomas ou ainda estiver em contato com outras pessoas de fora da casa, ou seja, ainda saindo de casa com freqüência, a limpeza de alguns móveis e objetos deve ser feita até mais de uma vez por dia e seguindo cuidados específicos. Veja quais são:
- Quem for fazer a limpeza da casa deve usar luvas, máscara e avental, principalmente se alguém estiver apresentando sintomas.
- Todas as superfícies de contatos constantes devem ser limpas: pia, maçanetas, mesas, interruptores, assentos de sofá, cadeiras, vaso sanitário, torneiras, etc;
- Para a limpeza, devem ser usados produtos como sabão, álcool acima de 70, desinfetantes e/ou água sanitária. Atenção para os móveis de madeira: torça bem o pano e não derrame o líquido diretamente sobre a superfície.
- Mantenha as lixeiras com tampas fechadas
- As roupas de cama e banho do infectado ou com suspeita de contaminação devem ser sempre lavadas separadamente e após o uso, e secas em local arejado.
Além destas dicas para cuidados e limpeza em casa, não deixe de seguir as outras dicas gerais de prevenção, que são: lavar constantemente as mãos, ensaboando por pelo menos 20 segundos; evitar o contato físico direto com qualquer pessoa; evitar multidões; evitar tocar o rosto; se informar e apenas repassar informações confiáveis.
Proteja-se, tenha responsabilidade e respeito com o próximo, não subestime o problema, e se mantenha sempre informado, assim poderemos superar esse momento difícil e minimizar os danos.
Comentários recentes